1. Comunicação Oral
Normas de Apresentação da Comunicação Oral
Mesa Redonda
Nesta categoria comunicação oral, serão apresentadas Pesquisas concluídas ou em andamento. A proposta de trabalho será enviada na forma de artigo completo. O apresentador disporá de 20 minutos para a exposição do trabalho e cinco minutos para responder às questões. Serão disponibilizados pelo Congresso os seguintes recursos para a apresentação: Multimídia com computador e/ou retroprojetor. Os usuários de multimídia deverão chegar com antecedência às salas para testar seus arquivos. O único programa disponível para apresentação será o PowerPoint da Microsoft (Favor utilizar o formato ”.ppt”, vale ressaltar que o evento não irá se responsabilizar por arquivos incompatíveis).
Mini-Conferências:
Nesta categoria comunicação oral, serão apresentadas Pesquisas concluídas ou em andamento. A proposta de trabalho será enviada na forma de artigo completo. O apresentador disporá de 1 hora e 15 minutos (75 minutos) para a exposição do trabalho e cinco minutos para responder às questões. Serão disponibilizados pelo Congresso os seguintes recursos para a apresentação: Multimídia com computador e/ou retroprojetor. Os usuários de multimídia deverão chegar com antecedência às salas para testar seus arquivos. O único programa disponível para apresentação será o PowerPoint da Microsoft (Favor utilizar o formato ”.ppt”, vale ressaltar que o evento não irá se responsabilizar por arquivos incompatíveis).
2. Painel
Normas de Apresentação do Painel
O Painel deve relatar e socializar experiências de revisões literárias, estudos, extensões e pesquisas relacionadas com as Saúde. A aprovação dos painéis a serem apresentados nas Sessões Coordenadas será realizada mediante análise dos resumos, submetidos nos prazos estabelecidos e de acordo com os critérios estabelecidos pela Semana Baiana de Fisioterapia - SBF. Os autores são responsáveis pelas correções de língua portuguesa empregada no resumo, do texto e referências utilizadas no Painel.
Os autores deverão apresentar os resumos aprovados em sessões coordenadas no formato de painel pelo autor e, no caso de mais de um autor, será apresentado por um dos autores em dia e hora estabelecida pela Comissão Organizadora do Evento. Cada Sessão Coordenada terá duração de 2h e 30min e será dividida para discussão dos painéis componentes. A Comissão Avaliadora para a apreciação dos resumos e a seleção dos painéis, terá como base os seguintes critérios: observar a conformidade dos resumos com o Regulamento da SBF e, a partir de sua aprovação, selecionar os painéis a serem apresentados, informando dia, local e horário da apresentação, observando: relevância do tema, coerência, coesão, clareza e objetividade textual.
A montagem, exposição e retirada dos painéis é de responsabilidade do expositor e devem ser retirados no dia 29/10/10, último dia do Evento; a Organização/Coordenação do Evento não se responsabilizará por qualquer material deixado no local da exposição, pois é de inteira responsabilidade do pesquisador-expositor a posse, utilização, montagem e retirada dos painéis. A Organização da SBF não se responsabilizará por perdas ou danos do painel durante a apresentação no evento e nem por translados e hospedagem de expositores.
Diretrizes para formatação dos resumos e painéis
Resumos: Deverá ser encaminhado em fonte arial, tamanho 12, normal; alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5; sem parágrafos; margem superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm,
Formatação dos Painéis
O painel deve ser elaborado em formato banner, nas dimensões de 90cm de largura e 120cm de altura. O título e identificação da instituição e do(s) pesquisador(es) deve estar centralizados na parte superior do painel, em fonte verdana, tamanho 68, negrito; e o corpo do texto com fonte verdana tamanho superior a 22, normal. As tabelas e gráficos devem ser identificados na apresentação de resultados. E devem seguir os seguintes critérios de elaboração: Título centralizado, em negrito, letras maiúsculas; abaixo do título a identificação: nome do autor, instituição, Unidade da Federação, área de conhecimento; corpo do texto: deve conter tema, objetivos, métodos, resultados, conclusão e referências. No rodapé deverá conter o endereço e e-mail institucional.
Os painéis serão apresentados pelo autor e quando mais de um autor, deve-se escolher um deles, em local, data e horário estabelecidos pela Organização do Evento para a Sessão Coordenada.
3. Pôster
Normas de Apresentação do Pôster
Na categoria pôster, serão apresentadas pesquisas concluídas ou
a) título, idêntico ao do resumo aprovado: centralizado, fonte arial, tamanho 68, cor preta, negrito;
b) nome do autor(es): centralizado, fonte arial 45, cor azul;
c) instituição, endereço, e-mail, nome do evento, agência de fomento, se for o caso: fonte arial 36, cor preta;
d) Corpo do pôster: o texto, ilustração, fotos, dentre outros, devem ser escritos em fonte de tamanho suficiente para se ler de uma distância de
Fixação dos Pôsteres: A fixação e retirada dos pôsteres é de responsabilidade do(s) autor(es). A organização da SBF não se responsabiliza e não armazenará os pôsteres que não forem retirados até a data e o horário definido. Verificar os Horário de fixação eHorário de retirada disponíveis na programação. Assim, para exposição cada pôster deve ser afixado em local determinado (20 minutos de antecedência). Cada grupo-autor do trabalho deverá encarregar-se de afixar seu pôster. Os pôsteres serão afixados em local próprio. A equipe de apoio estará presente para orientação. Cada grupo-autor do trabalho deverá responsabilizar-se pela retirada do pôster. A Comissão do evento, portanto, não se responsabiliza pelos trabalhos não retirados dos painéis, após o término da exibição.
Obs.: Um dos autores de cada trabalho deverá estar presente para receber a Comissão Científica. A Comissão irá percorrer a exposição em dia e horário de acordo com o informado no site, e irá entregar o certificado ao autor presente. O certificado de apresentação será emitido apenas uma via, a partir dos dados preenchidos no momento da inscrição do trabalho, e será entregue somente ao autor apresentador no congresso.
4. Normas de apresentação de Mini-Curso
O mini-curso é apresentação oral por um expositor, onde o mesmo ministra uma temática específica seguida de demonstrações do objeto que gerou o mini-curso, com a utilização de metodologias específicas, recorrendo a técnicas e recursos didático-pedagógicos e científicos para permitir a visualização do objeto do mini-curso. Apresenta como característica a especificidade de demonstrar o que cada participante do mini-curso pode aprender e o que cada expositor pode transmitir e orientar com consistência, clareza e objetividade, com duração de, no máximo, 2 horas, utilizando-se sempre se recursos audiovisuais para possibilitar a aprendizagem dos participantes.
Formatação da proposta do minicurso:
Tema;
Justificativa;
Objetivo;
Tópicos;
Metodologia (Técnica e recursos);
Referências.
Critérios de Avaliação para os trabalhos a compor a publicação
Normas para Apresentação e Padronização do Artigo (Comunicação Oral)
- Indicação temática (justificado, à esquerda);
- Título em negrito e centralizado;
- Nome do autor e co-autores (quando for o caso) à direita;
- Identificação da instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver) à direita;
- O texto deverá ter no mínimo 08 laudas e no máximo 15 laudas;
- O artigo deve ser constituído por introdução, referencial teórico, objetivos, metodologia, desenvolvimento e conclusões;
- Formatação: Microsoft Word 2000 ou posterior (formato “.doc”); fonte Time New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e esquerda: 3cm inferior e direita:
- Palavras-chave (justificado, à esquerda);
- e-mail para contato (justificado, à esquerda)
Padronização do Resumo Expandido (Pôster)
- Os resumos deverão ter, no máximo, 3.000 caracteres com espaço e conter: objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 03 palavras-chave;
- Indicação do eixo temático (justificado, à esquerda);
- Título em negrito e centralizado;
- Nome do autor e co-autores (quando for o caso) à direita;
- Identificação da instituição, Programa, Agência de Fomento (se houver) à direita;
- Formatação: Microsoft Word 2000 ou posterior (formato “.doc”); fonte Times New Roman; corpo 10; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior/inferior e esquerda/direita:
- Palavras-chave (justificado, à esquerda);
- E-mail para contato (justificado, à esquerda)
Atenção: os textos submetidos que não seguirem rigorosamente esta formatação não serão aceitos.
Sessão dos Direitos Autorais: Os trabalhos inscritos serão publicados e divulgados pela Comissão Organizadora do Evento, sem qualquer pagamento de direitos autorais aos seus autores, que, ao se inscreverem, aceitam ou outorgam expressamente, essa faculdade aos organizadores da SBF, cientes do caráter dos serviços prestados à Comunidade Científica e à Sociedade de modo geral, sem fins lucrativos de que se caracteriza o Evento. Para tanto será emitido Parecer quanto à publicação do trabalho, como: desfavorável (rejeitar); favorável (o trabalho é aceito para publicação); favorável desde que atendidas às reformulações indicadas (correções obrigatórias), sugestões poderão ser indicadas no campo avaliação.